P�ginas

15 de julho de 2013

Sensus vitae

O grupo inglês de humor, Monty Python, tem um filme chamado O sentido da vida. Gostei, é engraçado e tem críticas muito interessantes, porém ele não me fez responder qual era o sentido da vida. Acredito que muitos morrem sem ao menos parar para pensar nisso. Desculpas da vida corrida, "primeiro preciso de comida e depois respondo" e "preciso de um amor, não dá para pensar nisso agora". O sentido pode variar para cada pessoa, dinheiro e felicidade parecem sinônimos para muitos.
O sentido pode ser apenas a busca pelo sentido. O fato de você querer dá um motivo para continuar respirando já é interessante. Saber o por quê da sua vinda a Terra (Olá terráqueo) é um belo questionamento. A procura por sentido faz todo sentido. Não quer dizer que alguém aqui vai encontrar a resposta, se tivessem encontrado uma verdade universal já seria best-seller.
Creio que para estimular essa reflexão é preciso pensar nos três tempos, passado, presente e futuro. Tirar proveito do que já foi vivenciado, viver o presente (Carpe Diem) e pensar o que fazer no futuro (os planos de uma pessoa refletem sua personalidade). A vida é o todo.
Li o Diário de Anne Frank há quatro anos e nada me faz esquecer uma parte do livro em que ela descreve sua única esperança de vida – confinada escondendo-se dos nazistas - era ao olhar o azul do céu numa pequena fresta que havia encontrado. A procura por sentido nas coisas simples acontece mais quando se perde algo, algo que antes não era dado valor. Um bom exercício de vida é fugir da zona de conforto para ver o que realmente te faz falta.
Há um costume na Europa dos jovens quererem sair o quanto antes de casa para ter a sua independência completa e honrosa. Se não quiserem sair, vão sair á força, pois eles devem construir a vida por eles próprios. Aqui no Brasil é um tanto diferente, mas por que não se espelhar nisso, o orgulho virá no final. Afinal quer melhor exibição do que dizer que era pobre antes de ficar rico. Esse paradigma é apenas um exemplo para ser capaz de mudar a realidade de acordo com o que faz sentido para você. Para você saber o quer e seguir em frente com algo, o sentido da vida pode te ajudar. 



2 comentários:

  1. Gostei! Estava com saudades de ler seus textos e eu sempre tento entender e tento buscar um sentido para a vida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. "A procura por sentido faz todo sentido." Haha adorei, menina!

    ResponderExcluir