P�ginas

10 de agosto de 2013

"Consumam mais, viverão menos"?

                                
           "Consumam mais, viverão menos" é uma das frases ditas na manifestação de 1968 no maio francês. Proponho-me a criar este manifesto para aqueles que acham que ter é ser. Compre a ideia de comprar menos! Consumir gente e ideias é bom também. O fascínio pelo celular mais caro e o seu não desgrude. Manifesto minha vontade de mudança, no qual cada um só sai do conforto do lar, na intenção de deixar o celular no bolso. Eu bem que poderia largar mais meu celular, mas me sinto sozinha, pois todos os outros estarão em seus celulares (inclusive os familiares mais velhos que costumavam reclamar).
           O Papa, em minha opinião, não tem muita utilidade, porém ele andou ressaltando para sermos menos consumistas - ei, você que gosta do Chico, escuta ele nisso - e acho bom que ele repita mil vezes. Sério, essa vontade de trocar o 3 pelo 4 e depois dar a vida pelo 5 me enoja. Recentemente fui a uma cidade de interior e descobri lá uma dominação das mulheres por uma marca de sapato carérrima. Lá só tem duas opções, o sapato de R$70 e o de R$400, e mulheres que não tem nem cama direito se metem em mil dívidas para circularem com o sapato da tal única marca. Esse mesmo movimento acontece com os homens e suas caminhonetes.
          Já que a mania de comprar e consumir são tamanha, eu e a Fundação Pague para Matar o Consumo, criamos uma campanha para você, que concorda que deve rever os atos e não sabe como, mas tem dinheiro para ajudar. Depositando hoje mesmo, nós da FPMC contrataremos os melhores especialistas em marketing para criar o marketing anti-marketing. Serão desenvolvidas técnicas de alta qualidade e baixíssimos custos para que você, consumidor, deixe de consumir. E se for consumir, consuma nossas camisetas com frases marcantes que farão o diferencial na sua personalidade. Afinal, ser não é ter, mas se for ter... Tenha nossas belas camisetas e divertidas canecas.
          Como temos um serviço diferenciado, aqui a sua palavra é a que conta, dê sugestões para as frases de suas futuras camisetas. Ideias iniciais:
"Chico, dá um jeito nisso"
"Compre a ideia de comprar menos"
"Consumam mais, viverão menos" (Nossos especialistas ainda estão testando a veracidade da frase)

15 de julho de 2013

Sensus vitae

O grupo inglês de humor, Monty Python, tem um filme chamado O sentido da vida. Gostei, é engraçado e tem críticas muito interessantes, porém ele não me fez responder qual era o sentido da vida. Acredito que muitos morrem sem ao menos parar para pensar nisso. Desculpas da vida corrida, "primeiro preciso de comida e depois respondo" e "preciso de um amor, não dá para pensar nisso agora". O sentido pode variar para cada pessoa, dinheiro e felicidade parecem sinônimos para muitos.
O sentido pode ser apenas a busca pelo sentido. O fato de você querer dá um motivo para continuar respirando já é interessante. Saber o por quê da sua vinda a Terra (Olá terráqueo) é um belo questionamento. A procura por sentido faz todo sentido. Não quer dizer que alguém aqui vai encontrar a resposta, se tivessem encontrado uma verdade universal já seria best-seller.
Creio que para estimular essa reflexão é preciso pensar nos três tempos, passado, presente e futuro. Tirar proveito do que já foi vivenciado, viver o presente (Carpe Diem) e pensar o que fazer no futuro (os planos de uma pessoa refletem sua personalidade). A vida é o todo.
Li o Diário de Anne Frank há quatro anos e nada me faz esquecer uma parte do livro em que ela descreve sua única esperança de vida – confinada escondendo-se dos nazistas - era ao olhar o azul do céu numa pequena fresta que havia encontrado. A procura por sentido nas coisas simples acontece mais quando se perde algo, algo que antes não era dado valor. Um bom exercício de vida é fugir da zona de conforto para ver o que realmente te faz falta.
Há um costume na Europa dos jovens quererem sair o quanto antes de casa para ter a sua independência completa e honrosa. Se não quiserem sair, vão sair á força, pois eles devem construir a vida por eles próprios. Aqui no Brasil é um tanto diferente, mas por que não se espelhar nisso, o orgulho virá no final. Afinal quer melhor exibição do que dizer que era pobre antes de ficar rico. Esse paradigma é apenas um exemplo para ser capaz de mudar a realidade de acordo com o que faz sentido para você. Para você saber o quer e seguir em frente com algo, o sentido da vida pode te ajudar.